PINTA MUNDI SUPERA METAS
PINTA MUNDI – Até o final de dezembro de 2020, a Pinta Mundi Tintas, varejista de tintas e acessórios para pintura presente em quatro estados (BA, PR, SC e SP), pretende dobrar o tamanho de sua rede. É um feito e tanto, para um ano de crise econômica e pandemia. A marca está abrindo novas lojas todos os meses, a exemplo da unidade recém-inaugurada na Vila Maria, bairro da capital paulista, e de outras que serão inauguradas até o final do ano. “Mas, não é só isso: estamos comemorando o terceiro mês consecutivo de superação de meta e, em julho, esse índice foi de 122%. Sentimos que nossos esforços estão sendo recompensados”, diz Nassim Katri, franqueador e fundador da marca.
Katri credita esse sucesso a alguns fatores. Primeiro, pelo formato adotado na gestão de suas lojas: trata-se de uma operação enxuta, com alto controle de gastos, no qual se compra pelo melhor preço, com estoque dimensionado para alto giro e boa lucratividade. Depois, porque a própria situação de todas as pessoas estarem em casa, em home office, aqueceu o mercado de reformas e obras. “Nós atendemos tanto o mercado comercial e corporativo quanto o residencial e isso faz com que tenhamos um amplo público consumidor. Não nos limitamos e, por isso, a pandemia não nos atrapalhou. Ao contrário: fez nosso faturamento crescer”, avalia o empresário.
Durante a pandemia, os franqueados atenderam por delivery, mantendo as lojas em funcionamento parcial e obedecendo as regras de isolamento de cada município. “Todas as nossas franquias respeitaram as leis e o contato com os clientes, por redes sociais e canais de comunicação variados, foi realizado para atendê-los da melhor forma possível. Agora, com as lojas em funcionamento, oferecemos todos os itens necessários – como máscaras e álcool em gel, além de protocolo de segurança – para que todos continuem tendo a saúde preservada”, explica Katri.
Expansão da marca e taxa Selic
O franqueador acredita que continuará com o ritmo de expansão projetado no começo do ano. “Fecharemos 2020 dobrando o tamanho de nossa rede, em relação a janeiro. Esses números são viáveis porque nossa franquia tem um valor bastante acessível: a partir de R$ 159 mil, é possível montar uma loja compacta completa”, diz ele.
Com a queda da taxa Selic para 2%, recentemente, os analistas de investimentos indicam que deixar dinheiro parado, em investimentos, não é boa opção, porque os juros estão cada vez mais baixos. “Nossos franqueados obtêm excelente rentabilidade e o retorno de seus investimentos em prazo menor do que o previsto. Não é à toa que alguns já estão abrindo a segunda loja e reservando áreas para a abertura de outras unidades. É um excelente momento para investir”, indica Katri.
A rede é composta por mais de 30 lojas e está em plena expansão.
Trata-se de uma franquia com operação enxuta, de baixa complexidade, que permite ao franqueado trabalhar com apenas um colaborador, em horário comercial. Por ser uma operação com tais características, permite ao franqueado ter flexibilidade de horários. “Sempre dizemos que nosso negócio não admite escravos”, brinca Katri. “Ele é feito para empreender e gerar excelente lucratividade, com todos os franqueados performando acima das metas estipuladas – temos esse resultado apresentado de janeiro a junho de 2020 – e boa parte deles já com o retorno do investimento inicial apurado, algo raro de se alcançar no franchising no primeiro ano”, orgulha-se o franqueador. A meta da rede é finalizar 2020 com 40 lojas.
A franquia tem algumas características muito particulares. “Em primeiro lugar, é uma marca completamente desburocratizada, que tem como princípio facilitar a operação da unidade franqueada. Para se ter ideia, o franqueado compra diretamente do fabricante homologado pelo franqueador, o que reduz custos e prazos de entrega e aumenta as margens de lucro, além de proporcionar flexibilidade nos prazos de pagamento. Não impomos compras mínimas ou produtos que ficarão encalhados em estoque porque não correspondem ao que é vendido naquela região, por exemplo”, explica Katri.
O próprio layout da loja proporciona facilidade na operação e permite ao cliente visualizar os produtos, bem como a torna bem atrativa no investimento inicial. “A loja foi pensada para ser eficiente, bonita e de baixo investimento. Expomos os produtos de maneira organizada e é do interesse do consumidor observar as latas de tinta e os acessórios, então, não é necessário investir em alta complexidade de materiais, que encareceriam o projeto. Com todo esse estudo, conseguimos fixar o valor de investimento em uma loja compacta completa (80 m2) iniciando-se em R$ 159 mil, já com a taxa de franquia inclusa”, diz Shirleine Diniz, executiva à frente da expansão da marca e responsável pela abertura de novas lojas franqueadas.
Ela também aponta o baixo investimento em uma franquia como uma oportunidade de negócios. “Oferecemos uma loja completa, que cabe no bolso de quem está se desligando de uma empresa. Trabalha-se em horário comercial, portanto, há tempo para as atividades familiares e o lazer”, diz.