Dicas de finanças para franqueados
Muitos empreendedores às vezes ficam em dúvida se eles realmente estão lucrando com a franquia ou apenas cobrindo os custos da realização dos processos. Com a economia atual e as constantes quedas e altas do mercado, fica difícil manter o equilíbrio financeiro. Entretanto, o controle é essencial para que evitar problemas maiores como dívidas e empréstimos. Nós separamos algumas dicas de finanças para te ajudar a evitar situações críticas no futuro e manter o funcionamento da sua franquia de forma saudável. Confira:
Dicas de finanças: Controle financeiro
Tudo começa no controle financeiro. É preciso saber exatamente quanto entra e sai. Para informações precisas, tenha uma plataforma onde você possa registrar e atualizar os dados sempre que houver alguma mudança.
Peça ajuda
Caso não seja possível controlar as finanças sozinho, não tenha vergonha de pedir ajuda para um empreendedor experiente ou até para o próprio franqueador. Faça uso de tudo que os manuais colocam a sua disposição.
Comunicação
Através da comunicação ativa com a empresa franqueadora, você poderá receber instruções e dicas para cuidar das finanças da sua franquia do jeito certo.
Base de dados
Para que o seu planejamento seja preciso, as informações precisam estar sempre atualizadas. Também é através dessas informações registradas que será feito o diagnóstico de tudo que está funcionando bem na sua empresa e os pontos a serem melhorados. Com isso, fica mais fácil enxergar as possibilidades de gerar mais lucro e também detectar os pontos que podem dar prejuízos. E claro, ajustá-los antes que causem custos e danos.
Reorganização
Para não precisar fazer grandes cortes, procure renegociar suas dívidas e débitos. Com acordos, é possível negociar redução de taxas e tempo de pagamento.