Como manter superfícies de metais protegidas
Muito utilizado na fabricação de diversos objetos, o metal é um material muito presente em qualquer lar. Entretanto, com o passar do tempo, ele pode sofrer corrosão. Para que isso não ocorra, é necessário aplicar algumas medidas para manter as superfícies de metais protegidas por mais tempo e deixar a sua casa sempre esteticamente bonita.
Cada metal possui suas próprias propriedades eletroquímicas que determinam a qual tipo de corrosão ele está vulnerável. Abaixo, nós listamos algumas dicas para te ajudar a proteger esses metais.
Como proteger superfícies de metais?
Aço: Limpezas frequentes, aplicação de revestimento protetor ou selante.
Ferro: Galvanização, soluções anti-ferrugem, revestimento protetor ou selante e limpezas.
Latão: Revestimento protetor ou selante, adicionando estanho, alumínio, ou arsênico à liga e limpezas.
Alumínio: Anodização, galvanização, proteção catódica, isolamento elétrico, limpeza e revestimento protetor ou selante.
Cobre: Revestimento protetor ou selante, adicionando níquel à liga, principalmente em ambientes de água salgada.
- O método mais comum e barato para proteger superfícies de metais, é aplicar uma camada de tinta. Mas, a própria tinta está sujeita à degradação. Reaplique a camada toda vez que ela começar a ficar desgastada ou danificada. Use pincel para cobrir áreas difíceis de alcançar, rolo para grandes superfícies ou pistola de pintura.
- Para superfícies de metais que ficam expostos à água, use tinta marinha. Por ficarem frequentemente em contato com a água, elas ficam mais expostas à corrosão.
- Mantenha as superfícies de metais o mais limpas possíveis. Depois do uso de um item metálico, esteja ele pintado ou não, não deixe de realizar a limpeza das áreas funcionais, removendo a sujeira ou poeira. O acúmulo de sujeira pode contribuir para o desgaste do objeto e do revestimento protetor, levando a corrosão depois de um certo tempo.