Franquias e microfranquias: diferenças e vantagens
Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, na hora de dar o primeiro passo para se tornar empreendedor, muitos acabam ficando na dúvida de qual caminho seguir. Abrir a própria empresa ou ser um franqueado? Quais as diferenças entre as franquias e microfranquias?
Inicialmente, tudo depende de quanto dinheiro você pode investir. Se você optou por uma alternativa mais barata, as microfranquias são as melhores soluções.
No texto de hoje, nós trouxemos as principais diferenças, vantagens e desvantagens entre franquias e microfranquias para te ajudar a fazer a melhor escolha para a sua carreira. Confira:
Franquias
A principal diferença entre as franquias e microfranquias é o valor de investimento. Grandes marcas chegam a cobrar mais de R$1 milhão de reais para quem quer se tornar um franqueado. Redes de fast food são os exemplos mais comuns desse modelo, que continua se expandido com grande velocidade.
O prazo para que a franquia comece a render o retorno desejado gira em torno de, em média, de 24 a 36 meses. Mas claro, o tempo varia de empresa para empresa.
– Vantagens
A grande vantagem de abrir uma franquia é investir em uma marca que já está consolidada no mercado. A franquia já possui o seu público fiel e estratégias de marketing definidas, o que irá ajudar muito na hora de trazer os resultados desejados.
Graças ao reconhecimento que a marca já possui entre os consumidores, as chances do seu negócio dar certo são grandes. Tudo depende da sua administração e gerência.
– Desvantagens
O mercado encontra-se cada vez mais competitivo e saturado desse tipo de comércio. Será necessário empenhar mais esforços para se destacar em meio à concorrência. Além disso, os custos são altos, o que pode tornar o sonho inviável para quem não tem muito dinheiro para investir.
Microfranquias
As microfranquias custam no máximo até R$90 mil reais. São comuns no segmento de serviços e são mais fáceis de serem administradas, e em muitos casos, só o franqueado precisa trabalhar, sem a necessidade de contratar uma equipe.
O retorno do investimento gira em torno de 12 a 18 meses.
– Vantagens
A principal vantagem é o valor do investimento comparado a grandes franquias. Além disso, o franqueado pode até administrá-la de casa. Muitas microfranquias são home office e não precisam de mais funcionários além do administrador.
– Desvantagens
Por ser um negócio menor, é inviável que ela seja administrada por terceiros. O franqueado precisa participar ativamente do dia a dia. Se você tinha planos de apenas adquirir a franquia e deixar outra pessoa comandá-la para você, talvez esse não seja o melhor negócio.
E claro, as microfranquias podem alcançar bons ganhos, mas não tão altos quanto a de uma franquia comum.
Você tem vontade de ser um franqueado? Já pensou em abrir uma franquia Pinta Mundi? Entre em contato conosco para saber mais