Como saber se as trincas e rachaduras nas paredes são perigosas?
As fissuras, trincas e rachaduras podem aparecer em qualquer construção. Em geral, elas representam que algo na estrutura ou no revestimento não está certo. É preciso ficar atento ao identificar esses problemas. Eles podem ser algo puramente estético, que compromete apenas a aparência da parede, ou dependendo da espessura, pode ser um problema estrutural grave, que precisa de reparos o mais rápido possível.
Mas como identificar se trincas e rachaduras nas paredes são perigosas? Continue lendo:
Sentido da trinca
Se as trincas estiverem na horizontal ou vertical, geralmente, significa que elas são superficiais e menos preocupantes. Um dos motivos que pode ocasionar esse tipo de trinca é o encontro de materiais diferentes, como tijolo e concreto ou tijolo e madeira. Elas podem acontecer devido à má execução da ligação de um material com outro ou por conta da dilatação desses materiais. Para reparar esse tipo de trinca, são utilizadas massas próprias para esse serviço e telas sintéticas.
Mas, se as rachaduras ou trincas estiverem na diagonal, o problema pode estar localizado na estrutura do imóvel e deve ser reparado o mais rápido possível. Chame um profissional habilitado ou ligue para a defesa civil do seu município.
Como saber se a trinca está aumentando?
Faça o seguinte teste:
Para trincas em áreas internas: Prepare uma pasta com gesso e água e feche as trincas, passando a massa com os dedos;
Para trincas em áreas externas: Faça o mesmo procedimento, mas usando uma pasta de cal, cimento e água, em proporções iguais.
Observe por uma semana. Se elas continuarem fechadas, significa que não irão aumentar e podem ser fechadas definitivamente. Se caso elas reabrirem, pode ser um sinal de que a estrutura está com problemas. Chame um profissional para avaliar.
Qual a diferença entre trincas, fissuras e rachaduras?
A diferença entre elas está na espessura e na gravidade que representam.
Fissuras: São superficiais e afetam somente o revestimento e a pintura. A espessura atinge até 1mm.
Trincas: Não chegam a abrir frestas nas paredes, mas podem atingir a parte estrutural. A espessura varia de 1mm a 3mm. Sua abertura é mais profunda e acentuada e se identificadas na parte estrutural, devem ser reparadas urgentemente.
Rachaduras: Sua espessura é superior a 3mm. Podem abrir frestas na alvenaria, possibilitando a entrada de água, luz, ventos. Isso pode ocorrer quando a estrutura da fundação começar a ceder. Seu nível de gravidade é urgente e requer a avaliação de um profissional o mais rápido possível.
Para saber mais sobre essas três patologias, leia o texto que já publicamos anteriormente aqui no nosso blog.
Se você perceber que as trincas e rachaduras nas paredes são perigosas, chame imediatamente a defesa civil ou um profissional especializado.
E você já sabe: se precisar de materiais para a sua reforma, é só passar na loja Pinta Mundi mais próxima de você que um de nossos vendedores estará pronto para te atender. Até breve!