O que provoca as infiltrações nas paredes?
Você tem observado manchas escuras e mofos nas paredes do seu imóvel? Esses são alguns dos sinais de que existem infiltrações nas paredes. Elas ocorrem devido à ação de líquidos nas estruturas da construção e pode causar grandes problemas estruturais e até a desvalorização do imóvel.
Antes de começar o projeto de impermeabilização, é necessário identificar e corrigir o problema em sua origem. Apenas aplicar o impermeabilizante sem reparar a causa do problema antes, pode fazer com que a umidade retorne após um tempo e cause o dobro do prejuízo.
As causas das infiltrações nas paredes
A infiltração ocorre quando a água passa pelos elementos da construção sem estar devidamente acondicionada e sem fluir exclusivamente pela canalização.
Tubulações antigas, revestimentos mal feitos em locais úmidos, telhados deteriorados e pisos danificados são alguns dos motivos que podem causar infiltrações nos imóveis. A causa pode ser tanto interna ou externa.
As causas internas são as que estão dentro da própria casa, provenientes da falta de cuidado com a parte hidráulica.
As causas externas são aquelas provenientes do exterior da casa, como as chuvas, a umidade proveniente do solo e as intempéries.
Consequências das infiltrações nas paredes
As consequências das infiltrações são várias e muito prejudiciais não somente à estética do ambiente, mas para a valorização do imóvel e para a saúde dos moradores. Entre elas, podemos citar o descascamento da pintura da parede, a proliferação de fungos, mofos, mau cheiro, corrosão das armaduras de ferro instaladas nos pilares, goteiras, entre outras.
Evite esse problema
Para evitar que esse problema apareça no imóvel, o ideal é já realizar a impermeabilização durante a construção. O custo gira em torno de 1% a 3% do valor da obra – o que traz um excelente custo-benefício. Fazer a impermeabilização depois que a obra está finalizada, sobe o custo para 10% a 15% do valor. E o prejuízo pode ser bem maior.
Atente-se também a tubulação utilizada para a condução da água. Elas devem estar em ótimo estado e serem de qualidade. É melhor investir em bons materiais agora e evitar problemas futuros. Lembre-se: o barato pode sair caro.
Como corrigir as infiltrações
Nós já publicamos alguns textos sobre correção de infiltrações. Você pode conferi-los detalhadamente em nosso blog.
Você pode fazer a pintura impermeabilizante sozinho. Mas, se caso você não conseguir detectar ou corrigir a origem da infiltração, procure uma equipe de profissionais.
Se aparecerem manchas de formato circular próximas a canos ou registros, pode ser que os vazamentos estão ocorrendo nas conexões. Dê uma atenção especial à essas áreas.
Em resumo, para evitar infiltrações nas paredes de seu imóvel, atente-se a qualidade do material utilizado e a adequação do sistema de construção, realize um projeto de impermeabilização satisfatório e procure resolver os pequenos problemas da construção assim que eles aparecerem.
Para saber mais sobre o assunto, fique ligado aqui no nosso blog e nas nossas mídias sociais. Se você procura produtos impermeabilizantes, é só passar em uma loja Pinta Mundi. Até mais!