Como abrir uma franquia
Abrir uma franquia de uma rede já conhecida pode ser uma boa opção para quem quer ter o seu próprio negócio.
Há um longo processo desde ter a ideia até o dia da inauguração da sua loja. Antes de embarcar nessa jornada, pesquise sobre, converse com outros franqueados, leia, saiba como funciona a administração, como gerir o capital e fazer os investimentos certos.
Se você pensa em seguir por este caminho, o nosso post pode te ajudar antes de tomar a decisão.
Processo seletivo
Funciona basicamente como um processo seletivo de uma vaga de emprego. Primeiramente, você deve preencher o cadastro e a marca irá avaliar o seu perfil. Se for compatível com a empresa, você será chamado para uma entrevista, e posteriormente, para uma reunião.
Nesta etapa, você já deve estar ciente dos valores que deve investir, quais serão os fornecedores, se existe alguma pendência judicial e como será o treinamento. Essas informações devem ser concedidas pela empresa.
Contrato
Leia com atenção o contrato para não ser pego de surpresa por taxas e eventuais multas. O franqueador também deve entregar o COF (Circular de Oferta de Franquia), com todos os dados técnicos.
A taxa para adesão da franquia geralmente é paga no momento da assinatura do contrato. A partir disto, você já será um franqueado.
A escolha da localidade para abrir uma franquia
Algumas empresas escolhem o local para o franqueado. Já outras, vão deixar que você cuide disso. Além de ser um local adequado para as atividades da empresa e com a devida autorização da prefeitura, é preciso se atentar se aquela localização está de acordo com o público-alvo da franquia. Faça uma estimativa do faturamento mensal.
Treinamento
Para que o serviço e o atendimento estejam alinhados entre todas as franquias da marca, há um treinamento para os franqueados, com vídeos, materiais, estudos de cases e simulações de situações do dia-a-dia. O acompanhamento de um gestor da empresa matriz é muito importante para que ele compartilhe sua experiência e dê dicas para o bom funcionamento da empresa.
A inauguração
Depois que toda a parte burocrática estiver pronta e a montagem da loja estiver concluída, é hora de agendar o grande dia: a inauguração!
Assim que a loja abrir, o franqueado começa a pagar os royalties, para ter o direito de usar o nome da marca e o sistema.
Agora, é com você! Tenha uma boa administração da sua empresa, planeje-se e controle seu capital.
A Pinta Mundi deseja boa sorte a todos que desejam ingressar no mundo dos negócios!