Empreendedorismo em tempos de crise
É comum que os países passem por crises financeiras de tempo em tempo. O índice de desemprego sobe e algumas pessoas veem no empreendedorismo uma forma de fugir da crise e gerar capital. Antes de começar um novo negócio, é preciso ter em mente de que em tempos de recessão, os consumidores cortam compras e serviços supérfluos a fim de economizar. Seu negócio precisa ser algo indispensável e ao mesmo tempo, inovador. Hoje no blog da Pinta Mundi, trouxemos alguns tópicos para te ajudar a empreender durante a crise e prosperar.
Crie oportunidades
Não tenha medo de arriscar. Se você acha que as oportunidades não chegam até você, crie as suas próprias. Empreendendo, você pode até passar a ganhar mais do que quando trabalhava para uma outra empresa. Claro, o começo pode ser difícil, é por isso que você deve investir em serviços essenciais e inovadores. Exemplo: o ramo alimentício. Durante a crise, os consumidores diminuem os almoços e jantares em restaurantes e lanchonetes, devido ao preço e também ao deslocamento. Por que não investir em pratos de comida rápida e saudável, a pronta entrega? O custo será bem menor e a praticidade continuará a mesma para quem não tem tempo de cozinhar.
Invista em serviços indispensáveis
Como dito no tópico anterior, investir em serviços essenciais é uma das chaves para prosperar. Durante a recessão, se a televisão quebra, ou o celular e computador, as pessoas irão procurar assistência técnica e não comprar um novo. O mesmo acontece com roupas, sapatos e móveis. Investir em serviços de reparo são uma ótima saída durante a crise. Aproveite esse momento para fidelizar clientes e se tornar conhecido no ramo. Para pequenos negócios, a propaganda boca-a-boca é uma ótima aliada.
Inove
A inovação é importante dentro de um mercado extremamente competitivo. A criatividade do empreendedor é o que vai diferenciar o seu negócio entre todos os outros existentes. Pesquise, observe outros estabelecimentos, procure algo que você sente falta nas pequenas empresas. Faça uma pergunta a você mesmo: o que você gostaria de adquirir ou que serviço você gostaria de utilizar para facilitar o seu dia a dia? A partir daí, trace planos para que o seu negócio tenha um baixo custo a quem irá consumi-lo.
Empreender em tempos de crise parece um movimento arriscado. Não se assuste! Existem muitas empresas que prosperam justamente por conta dessa fase. Faça um bom planejamento e seja inovador. A Pinta Mundi deseja bons negócios a todos!