Como escolher um ponto comercial para a sua franquia?
A escolha do ponto comercial da franquia é uma das etapas mais importantes durante o processo de implementação. Você sabe quais são as características que devem ser consideradas antes de escolher esse ponto? Confira:
Ponto comercial: Localização
A escolha da localização do ponto comercial da sua franquia pode significar o sucesso ou o insucesso do negócio. O empreendedor precisa se cercar de alguns cuidados que envolvem não só questões legais ou financeiras, mas estratégicas.
Também é necessário avaliar se o valor do aluguel é compatível com o plano de negócios da franquia, tempo de vigência e condições de renovação do contrato.
Leve em consideração os hábitos de consumo do seu público-alvo, horário de funcionamento da loja, fluxo de pessoas e facilidade de acesso ao local.
Peça a ajuda do franqueador
A experiência do franqueador é fundamental para ajudar os franqueados a obterem sucesso com suas lojas. Eles saberão dizer quais são os locais mais adequados para abrirem suas unidades, onde o esforço de marketing seja menor e as características do ponto sejam adequadas ao perfil dos potenciais clientes.
Qual o melhor ponto?
O melhor ponto comercial não é aquele que é maior ou menor, mais caro ou mais barato. É aquele que possui as características físicas, adequação ao público da franquia e condições comerciais legais com o melhor custo-benefício.
Entretanto, as lojas de rua podem ser mais lucrativas, por não exigirem o pagamento de altas taxas como nos shoppings. Já a segunda opção, oferece maior segurança, mas pode inviabilizar financeiramente a empresa.
A operação da franquia deve ser pensada no longo prazo. Você deve conhecer as características e potencialidades da região onde ela será instalada. O melhor ponto comercial será aquele relacionado e avaliado sobre as principais vantagens e desvantagens para o modelo de negócio que será comercializado.