Mitos sobre as franquias
Antes de considerar abrir uma franquia, é preciso desmistificar algumas características que os empreendedores podem ter sobre essa forma de fazer negócio. Ao embarcar nesse modelo com informações equivocadas, fica mais fácil cometer erros e tomar prejuízo. Para que isso não aconteça, a Pinta Mundi preparou esse post com alguns mitos sobre as franquias que você deve saber antes de começar a se planejar.
Mitos sobre as franquias: menos trabalho
Se engana quem acha que, por ser uma franquia, haverá menos trabalho. Manter uma franquia é mais do que manter o seu nome. É preciso trabalhar para manter uma marca que já estabelecida no mercado. As responsabilidades de gerenciar uma franquia é a mesma de qualquer outra empresa, além de seguir as regras estabelecidas pela franqueadora. É preciso dedicação e responsabilidade como em qualquer outro trabalho.
O sucesso é garantido
“A marca já é famosa, então o meu sucesso está garantido.” Errado! Ter uma franquia de uma marca conhecida tem suas vantagens, mas isso não é tudo. É preciso ter espírito empreendedor, planejar-se e investir em inovação e melhorias.
Retorno rápido e garantido
Assim como em qualquer outro negócio, o retorno pode demorar um pouco para vir. Mesmo em uma franquia, existem fatores internos e externos do negócio que podem proporcionar altos e baixos. Existe todo um trabalho de estabilização, até que o retorno comece a aparecer.
Qualquer um pode abrir uma franquia
Esse é um dos mitos sobre as franquias mais comum. É a mesma coisa de dizer que qualquer pessoa pode abrir uma empresa do zero e prosperar. É preciso ter habilidades para gerir o negócio, ter afinidade com o mercado e saber lidar com situações de risco. O franqueado precisa ser um empreendedor, que tenha visão de mercado e ideias consistentes.