Os pintores de primeira viagem
Saiba por onde começar aquela pintura que você mesmo deseja fazer!
Às vezes, por curiosidade, vontade ou até mesmo para vivenciar uma nova experiência, nos colocamos em situações que desejamos realizar, mas não sabemos exatamente como faremos. No caso de pintar uma parede ou um cômodo inteiro, pode ser um desejo pessoal, seja pelo desafio, por economia ou apenas para passar um momento de proximidade com o ambiente em que convive e tem aquela vontade de mudar.
É importante estar consciente de que, por se tratar de sua primeira pintura, ela talvez não fique com a mesmo resultado, caso fosse feita por um pintor profissional.
Tenha isso em mente e escolha o melhor momento e lugar, onde o nível de exigência seja ditado por você mesmo, pois assim o trabalho de pintura e a avaliação final do resultado só dependerão de você. Acompanhe a seguir nossos conselhos para quem nunca pintou dar seus primeiros passos:
- Arrume o ambiente: afaste os móveis, se possível, da região onde será pintada para evitar respingos de tinta. Caso não seja possível afastar, indicamos que utilize alguma cobertura como lonas plásticas, assim, além de abrir o espaço para realizar o trabalho, você não terá risco de pintar mais coisas do que deveria.
- Forre o chão: a tinta em algum momento vai pingar no chão! Esteja preparado com ele coberto, de preferência por papelão, pois é o mais indicado para evitar que ocorram rasgos, como no caso de forrar com papel ou jornal, e fará menos bagunça do que plásticos, já que a tinta no papelão é absorvida e seca rápido. Nos plásticos, você corre o risco de pisar em respingos ainda frescos e fazer aquela bagunça.
- Proteja as outras paredes e partes que não serão pintadas: use a fita crepe de pintura para cobrir as quinas e juntas, rodapés, batentes de portas, etc. Enfim, tudo aquilo que não será pintado. Esse processo pode ser trabalhoso, mas fará toda a diferença no resultado final, evitando muitos acidentes de respingos.
- Escolha da cor e tipo da tinta: o tipo de tinta deverá ser avaliado e pode ser feito de maneira simples! Você deve observar se a tinta pré-existente que será coberta é a base de látex (solúvel em água) ou óleo. Para descobrir, você pode fazer o teste com um algodão enxarcado com álcool e esfregá-lo contra a pintura. Caso ela solte cor no algodão, ela é a base de látex. Com isso definido, você poderá analisar as opções de cores disponíveis nessa base e as que mais te agradam! Além disso, em tintas à base de óleo, é recomendável fazer uma camada de primer antes da nova tinta.
- Utilize a ferramenta certa: para áreas mais amplas da parede, a melhor opção é utilizar o rolo de espuma para poupar tempo e manter a pintura bem uniforme. Já em cantinhos, rodapés e partes onde o rolo não alcança o ideal é utilizar um pincel.
- Quando pintar: escolha um dia em que a previsão não será de umidade, pois isso poderá atrasar muito a secagem da sua pintura. Além disso, em dias muito quentes, evite o horário de maior calor, pois o excesso de calor poderá fazer com que a tinta não espalhe de maneira uniforme, causando manchas ao secar.
- Prepare a superfície: para se aproximar de um trabalho de primeira qualidade, prepare a parede para que a pintura saia de maneira uniforme. Se necessário, lixe e deixe o mais uniforme possível, deixando seu trabalho mais bonito.
Pronto! Agora você já está direcionado com o básico que precisa para se preparar antes de começar sua pintura. Mas, antes disso, vamos te deixar com mais uma informação supervaliosa: vá às lojas Pinta Mundi Tintas, pois temos certeza que, além de encontrar as melhores opções, você poderá conversar durante o seu atendimento e tirar dúvidas, como qual a quantidade indicada para a sua necessidade, os melhores materiais e marcas, cores personalizadas e muito mais!